Não somos perfeitos, mas podemos ser melhores
Não, não somos perfeitos. Não somos formatados para sermos perfeitos. Vivemos, erramos, falhamos, tomamos direções e caminhos errados, nos decepcionamos, mas no meio disso tudo, o importante é saber que podemos corrigir, retomar, buscar, crescer e sermos melhores do que antes.
E o que é ser perfeito?
É fazer uma apresentação perfeita; estar em um projeto perfeito; ser um chefe perfeito; definir indicadores perfeitos; ter uma equipe perfeita; seguir caminhos perfeitos; ter tudo perfeito; família perfeita, filhos, e amigos perfeitos, treino perfeito, corpo perfeito, e assim, uma vida perfeita. Será que tudo isso existe? Será que é necessário ser perfeito? Muitas vezes criamos fantasmas com a palavra “perfeição”, fantasmas estes que nos impedem de buscar alternativas, meios e outras ideias, fantasmas que nos impedem de evoluir e se desenvolver.
Aqui está o significado de “perfeito” segundo o dicionário: “que reúne todas as qualidades; que não tem defeitos; ideal, impecável; excelente. Completo, absoluto, total”.
E se fosse tudo assim, excelente, completo, absoluto, total? O que realmente restaria a ser realizado, descoberto, ou melhorado? Se tudo fosse ideal, talvez não necessitasse trabalhar, viajar, estudar, crescer e desenvolver.
O que você pensa ser perfeito, pode não ser perfeito para o seu chefe, para o seu colega, para a sua família. Não existe um padrão para a perfeição. Ser perfeito é ser melhor do que você já foi, buscando continuamente a melhoria e a experimentação. Todas as experiências nos formam e tem o poder de construir bases para o que há por vir. Experiências boas ou não tão boas são extremamente importantes para o dia a dia e tudo em nossas vidas; nos fortalecem e nos ajudam na tomada das próximas decisões e nos caminhos a seguir. As experiências são de grande valia na tratativa de problemas nas organizações.
A lutadora Ronda Rousey diz em uma campanha publicitária deste mês: “Tem algo sobre ser perfeita. O perfeito nunca é verdadeiramente testado. Perfeito nunca chega a silenciar os críticos. Perfeito nunca tem chance de redenção. Então, sim. Estou bem em não ser perfeita”.
Não vislumbre o perfeito. Apenas faça de verdade, faça com garra, de corpo e alma, de coração, faça com vontade, busque, ouse, desbrave e melhore sempre! Não somos perfeitos, mas podemos ser melhores!
.
Até o próximo post,
Valor Agregado Consulting
Curta a nossa página no facebook: Valor Agregado Consulting