Capacitação
Hoje vamos falar um pouquinho sobre capacitação. Sempre quando falamos ou lemos a palavra "capacitar" logo imaginamos treinamentos técnicos, profissionais e cursos. Além disso, capacitação é algo que fazemos o tempo todo em casa, no trabalho e na escola. Dos pais para os filhos, dos professores para os alunos, dos mais velhos para os mais novos, dos experts para públicos específicos, de amigos para amigos, e em outras relações humanas.
Capacitar pode ser explicar uma operação na máquina, no computador, no celular, no microondas, na televisão, em dispositivos, em um aparelho musical, em um receita de bolo, na estética, no esporte, na escola e em tudo que podemos chamar de "Novo".
Capacitar é transmitir ou ensinar um método ou conhecimento à alguém com acompanhamento, é aprender fazendo, é entender como as pessoas reagem e experimentam este "Novo", é ouvir, dar feedbacks, é garantir que o receptor compreenda e tenha autonomia e segurança para repetir a operação e futuramente capacitar outros.
No acompanhamento é necessário checar o entendimento, estar ao lado do início ao fim, entender como cada um reage à experiência e verificar o que pode ser melhorado no processo, a melhoria é contínua.
Tudo o que temos por dentro é igual de uma pessoa para outra, o que muda é a maneira de agir, as atitudes, os comportamentos e a parte externa de cada um, porém todos nós possuímos capacidade para aprender com aquele que quer realmente ensinar. Claro que o receptor precisa querer também. Os dois lados formam uma equipe na aprendizagem e crescem juntos.
Os dedicados se destacam mais porque praticam mais, tanto os instrutores quanto os receptores. A prática leva a perfeição.
Deixe o seu comentário sobre este tema. Até o próximo post.
Consultora e Instrutora Lean Manufacturing & Desenvolvimento Organizacional
Twitter: @fla_rossi Skype: vaconsulting
Curta a nossa página no facebook: Valor Agregado Consulting
Comentários