top of page

Mais trocas, menos estoque

Olá para todos!

O título até parece um ditado fabril, sabemos e pouco fazemos segundo o ditado. Por que fazer mais trocas? Por que ter menos estoque? Por que fazer conforme as regras? Por que seguir o que falam os gurus? Por que ter um sistema enxuto? Simplesmente para melhorar os níveis de produtividade.

Fazer negócios e manter os negócios está cada vez mais árduo e para que as empresas continuem sobrevivendo muitas decisões e caminhos são traçados. Alguns destes caminhos se desenvolvem e poucos realmente chegam ao final com resultados positivos.

Ter uma fábrica enxuta, com fluxo lógico e contínuo, com boa ferramenta de qualidade para detecção e correção dos defeitos, organizada e padronizada não é, há um bom tempo, questão de escolha, e sim de sobrevivência.

“Mais trocas, menos estoque” significa produzir lotes menores de todos os produtos para atender todos os Clientes. Significa ser autônomo e produtivo nas trocas de moldes e ferramentas. Ter uma sistemática que funcione de uma forma padronizada todas as vezes. O padrão é “congelado” no processo. A maioria das pessoas não gostam de trabalhar de forma padronizada, mas elas precisam saber que as tarefas padronizadas são a base da melhoria contínua, reduzem as tarefas improdutivas e são fundamentais para a sobrevivência da empresa em qualquer departamento e processo. A comunicação é o ponto mais importante antes da padronização. É necessário informar o que vai acontecer, informar o que está acontecendo e envolver as pessoas.

O padrão estabelecido é algo de mais produtivo e melhor realizado até o momento e que não impede de ser melhorado. Mais trocas e menos estoque significa:

Colaboradores capacitados e treinados para a tarefa padrão;

Foco nas operações que agregam valor;

Equipamentos flexíveis;

Maior controle e autonomia;

Aprendizagem contínua e aprimoramento do padrão;

Menor leadtime dos produtos;

Oportunidade para novos negócios.

E aplicar os padrões e os mesmos procedimentos deve ser por todos, desde a direção até o chão de fabrica. Gestores são os exemplos e devem dar o exemplo sempre dentro da organização. Fazer certo e melhorar a cada dia. Aprender fazendo!

Consultora e Instrutora Lean Manufacturing & Desenvolvimento Organizacional

Twitter: @fla_rossi Skype: vaconsulting

Curta a nossa página no facebook: Valor Agregado Consulting

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
RSS Feed
Posts Destaques
Posts Recentes
Pesquisar por Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page