Caça aos Desperdícios
Nos últimos meses nunca se ouviu tanto as seguintes palavras no infinitivo: “cortar”, “reduzir”, “otimizar”, “revisar budgets”, “encontrar alternativas”, tudo que engloba e afeta os resultados financeiros das empresas, organizações e famílias neste momento.
Em um período de dúvidas e contenção devido o cenário político e econômico do nosso país, onde as empresas estão revisando orçamentos e procurando alternativas para reduzir custos, as ferramentas e princípios do lean tornam-se, em um piscar de olhos, métodos importantes e de destaque para identificação dos desperdícios e redução de custos (Muda, 5S, Kaizen, Kaikaku, Genba, Suggestion Program, entre outras).
O momento de caçar e identificar os desperdícios, descobrir novas maneiras e melhorar não é só em épocas de crise, e sim, sempre, todos os dias. O maior objetivo de toda e qualquer organização é crescer, independentemente de fatores internos e externos ou de momentos bons ou a melhorar. E para crescer é necessário buscar alternativas, inovar, identificar toda e qualquer perda, definir soluções duradouras e melhorar sempre. O momento certo sempre foi o "agora", o "amanhã" e o "depois de amanhã".
Precisamos sair deste ciclo negativo, das rodas de conversas que não levam a lugar algum, das intermináveis reclamações, e começar a ver diferente, enxergar, observar e finalmente, identificar tudo o que pode ser resgatado e melhorado. E acima de tudo, fazer desta prática uma rotina.
No meio desta avalanche de indicadores no vermelho e cenário negativo, as oportunidades sempre existem, e na maioria das vezes estão bem à nossa frente. E para poder enxergá-las, temos que realmente buscá-las. É uma decisão que tomamos, você decide buscar melhorias, você decide identificar desperdícios, você decide observar e melhorar. Já conhecemos a teoria, temos acesso a tudo e nos deparamos o tempo todo com artigos, livros e metodologias, agora é a hora de colocar em prática, de agir, de fazer acontecer.
Caçar desperdícios, encontrar soluções e melhorar é uma prática que deve acontecer todos os dias durante a execução de nossas tarefas. Faz parte da rotina, é uma atitude disciplinada, permanente. Da mesma forma como fazer “genba” e ir até o local, observar, questionar e entender como e por que as operações e processos acontecem da forma que acontecem. Excelentes ideias e aprendizados surgem da observação e realização do “genba”. Nosso olhar deve ser calibrado o tempo todo, para enxergar as oportunidades de melhorias.
Conheça a metodologia Muda Hunting: Caça aos Desperdícios e não espere o amanhã para melhorar e iniciar a busca e eliminação dos desperdícios em sua organização.
Até o próximo post,
Valor Agregado Consulting
Curta a nossa página no facebook: Valor Agregado Consulting