Projeto 5S & SMED na WCM
Convidada para trabalhar em parceria com a AGX Solutions, a Valor Agregado Consulting realizou nos meses de Novembro e Dezembro de 2013 dois Projetos na WCM:
A WCM é uma indústria de médio porte localizada na cidade de Mogi Guaçu/SP, dedicada à fabricação de móveis de aço. Antes de decidirmos qual ferramenta lean ser implementada na WCM realizamos o Mapeamento de Fluxo de Valor em dois dias para identificar as operações de valores e de desperdícios no fluxo fixo e de informação da organização.
5S é um programa de melhoria comportamental, efetiva pela simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal. As pessoas que praticam estes conceitos tornam-se gerentes de si mesmas, resultando em melhoria para a empresa e para o mercado de trabalho.
A essência do 5S é a autodisciplina, a iniciativa, a busca do conhecimento de si mesmo e do outro, o espírito de equipe, o autodidatismo e a melhoria contínua em nível pessoal e organizacional. Deve ser implementado com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e criar o "ambiente da qualidade", ou seja, iniciar uma mudança de cultura na empresa que favoreça a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Objetivos:
Melhorar a qualidade dos produtos/serviços;
Melhorar o ambiente de trabalho;
Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores;
Maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis;
Otimizar o espaço físico;
Reduzir e prevenir acidentes;
Melhorar as relações humanas;
Aumentar a auto-estima dos funcionários.
Estes objetivos devem ser estabelecidos pela Direção, com metas mensuráveis para serem acompanhadas por todos os colaboradores. O programa 5S, por dar a todos a oportunidade de opinar, indiretamente ajuda a introduzir a gestão participativa.
Projeto SMED foi realizado em uma Máquina Prensa e uma Máquina de Dobra. Metodologia criada por Shigeo Shingo - 1901/1190 Engenherio que trabalhou na Toyota - e utilizada pela primeira vez em 1975, tem por objetivo mostrar e provar que Melhoria Contínua, Trabalho Padronizado, Troca de Informação e Experiência, reduzem o Tempo de Set up em mais que 90%.
Um dos indicadores mensurados no SMED é o Tempo de Set up ou o Tempo de Troca da Ferramenta. Set up é o tempo da última peça boa até a primeira peça boa após a troca da ferramenta.
Resultados obtidos nos Projetos:
Organização e fluxo;
Redução de tempo em geral;
Redução de mais de 50% em tempos de set up;
Redução de distâncias em geral;
Mapeamento das Áreas;
Tratativa para Não Qualidade: Refúgo e Rejeito;
Clima e conscientização de reutilização;
Desenvolvimento do Check List Diário;
Entre outros.
Foi nomeado no final do Projeto um responsável para continuar pilotando as ações orientando as equipes. A Valor Agregado Consulting agradece Sr. Alfonso Gravalos, a AGX Solutions e todos os colaboradores e responsáveis da WCM pelo apoio e confiança neste projeto tão importante.
O sucesso da WCM é o nosso também!
Valor Agregado Consulting
Curta a nossa página no facebook: Valor Agregado Consulting
Comments