O que é Kaikaku?
Quando começamos a "pensar lean" nos deparamos com diversos termos, aplicações, ferramentas e metodologias para a melhoria contínua de processos, fluxos e qualidade.
Sempre com o objetivo de proporcionar o que o cliente espera, melhorar, ganhar produtividade e não desperdiçar esforços, e que automaticamente, nos permite novas experiências.
Kaikaku, é mais uma palavra japonesa, originada dos conceitos do Lean Manufacturing e do TPS (Sistema Toyota de Produção). O significado de Kaikaku nada mais é do que “mudança radical em um curto espaço de tempo”, ao contrário do Kaizen, que é uma corrente contínua de pequenas mudanças de determinada área para a busca da perfeição e padronização diariamente.
Assim como o Kaizen, o Kaikaku também se deu origem após a Segunda Guerra Mundial, onde o Japão se encontrava com sérios problemas econômicos, sociais e políticos. Neste período, grandes empresas e fábricas altamente sindicalizadas, como a Toyota, tinham a necessidade de realizar uma mudança radical em seus sistemas produtivos de forma eficaz e rápida, ou seja, eventos Kaikaku em todo o país por um longo tempo.
Como toda metodologia, o Kaikaku também possui uma forma padronizada de ser aplicada, como a preparação, coleta de dados, definição das ações e padronização durante e pós implementação.
O Kaikaku é indicado para mudanças radicias onde o apoio dos responsáveis não deve ser negociado, e sim real, físico e verdadeiro. Muito utilizado por organizações que estão em processo de iniciação da jornada Lean, por se tratar de um projeto completo, que tem como objetivo enxergar toda a cadeia de valor e proporcionar a aplicação de diversas ferramentas Lean.
Independente das metodologias aqui citadas, a melhoria em todos os negócios deve acontecer e deve ser contínua.
Até o próximo post!
Valor Agregado Consulting
Curta a nossa página no facebook: Valor Agregado Consulting